sábado, 21 de novembro de 2009

Caridade e Amor

Qual seria o melhor sentido das palavras caridade e amor? Segundo o Livro dos Espíritos, caridade é benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

Esta semana aconteceu um episódio na minha escola que me deixou muito chocada. Tocou o sinal para o intervalo e desci como de costume com minha amiga Joana. Temos o hábito de chegarmos na sala dos professores e irmos ao banheiro para lavarmos as mãos e aproveitamos para colocar as fofocas em dia. Ao lado do banheiro fica a sala da nossa diretora e do lado de fora um banquinho, onde geralmente sentam as pessoas que precisam conversar com ela, geralmente alunos ou pais.

Fiquei assustada quando vi que uma de nossas alunas estava chorando enlouquecidamente e várias amiguinhas ao redor dela. Falei para a Joana e fomos até a menina para saber o que estava acontecendo. Não conseguíamos que a menina falasse alguma coisa. Ela estava completamente descontrolada, arranhando seu rosto, batendo as mãos no peito, olhos fechados e inchados de tanto chorar.

A princípio pensamos que a menina poderia estar sentindo dor ou alguma coisa parecida. Ficamos ao lado dela e perguntamos as coleguinhas se a escola já havia chamado a família e/ou o resgate. A resposta foi que não haviam encontrado ninguém em casa e que a nossa aluna estava daquele jeito há mais ou menos duas horas e nada havia sido feito.

Eu e Joana ficamos desesperadas, não sabíamos o que fazer. Enquanto ela tentava acalmar a menina, o que era quase impossível, eu fiquei feito barata tonta perguntando a um ou a outro se já haviam ligado para alguém vir buscá-la.

O que mais me chocou foi o que ouvi dos meus colegas de trabalho. De um eu ouvi que, a escola não poderia chamar o resgate, pois todas as vezes que eles vinham socorrer alguém na escola, eles davam broncas nos funcionários. Vi também colegas passando como se nada estivesse acontecendo. Como se a menina e nada fossem a mesma coisa. E de uma pessoa muito querida, eu ouvi que não ia chamar resgate algum, pois a menina estava com chilique, era frescura. Que uma hora estava boa e na outra fazendo aquela palhaçada. Também ouvi: "Se o Resgate chegar na escola e não tiver ninguém para acompanhar a menina, você vai? Porque eu não vou!"

O que mais me entristece é que não foi a primeira vez que vi a minha escola demorar tanto tempo pra servir ao próximo.

Se amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito, por que não o fazemos?

Não quero de forma alguma julgar alguém. Eu também sou ser humano cheio de defeitos e erros. Entendo que não é fácil estar na escola. São tantos problemas, tantas responsabilidades, porém não devemos esquecer que somos humanos. Não custa nada ajudarmos. Essa semana foi o dia da nossa aluna, amanhã pode ser o nosso. Pode ser que precisemos das mãos de alguém. Pensemos nisso.

Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente.
É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos,
amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre,
entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes,
porque, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela,
a benefício do mundo inteiro.

(Emmanuel / Francisco Cândido (Chico) Xavier)
Livro "Viajor"




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Só De Sacanagem


"Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova?" Acredito que para todo o sempre, desde o dia que comecei a trabalhar com educação.

Estou extremamente decepcionada por conta de uma situação que vivenciei hoje com meus alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Trabalhamos com um material na escola pública do Estado de São Paulo que se chama "Caderno do Aluno". Todos nós sabemos que o Caderno está muito longe da realidade dos nossos alunos da escola pública.O de inglês, por exemplo,é dificílimo para o público que temos, porém, eu particularmente estou muito contente com a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em nos fornecer material de qualidade. Críticas à parte, sabemos perfeitamente que nem tudo é perfeito. Todos somos passíveis de erros, inclusive os Cadernos lotados de erros de português e/ou outros. Quero deixar bem claro que não estou defendendo político, muito menos partido algum. Simplesmente fico feliz em ter um material que eu possa seguir e que sei que qualquer outro colega da mesma disciplina que eu, está trabalhando os mesmos conteúdos, ou seja, não estamos mais sozinhos, agora somos um grupo. E outra, o que mais importa também é que agora não preciso mais gastar todo o tempo da minha aula esperando aluno copiar atividade da lousa. Pela primeira vez eles questionam, expressam suas opiniões, entendem gêneros textuais e interpretam os textos em inglês sem precisar recorrer ao dicionário e a tradução ao pé da letra.

Bom, corrigi as atividades de hoje com a minha turminha e uma aluna trouxe o seu Caderno para que eu desse o visto. Estávamos na página 7 e ela para fazer bonito, contou que havia terminado até a última página. Achei estranho! Como assim terminar todos os exercícios de conteúdos que eu nem havia explicado? Percebi que ela não era a única e consegui que eles me falassem de onde estavam saindo todas aquelas respostas. Estou falando de uma turma com muita dificuldade. Não estou menosprezando a capacidade dos meus alunos, mas o nosso material é todinho em inglês, até mesmo as vírgulas. E para completar, todas as respostas estavam idênticas as respostas do Caderno do Professor.

Eu sinceramente não soube como reagir àquela situação quando eles me contaram que encontravam as respostas dos cadernos de todas as disciplinas em uma comunidade do orkut. Procuravam o volume do Caderno, página e número da atividade e obtinham as repostas. Quando cheguei eu casa, fui checar o orkut e fiquei chocada com a quantidade de comunidades com respostas dos Cadernos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Básica tem como objetivo garantir as crianças e jovens, acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes. Como vamos ajudar o nosso país a crescer, se temos pessoas de péssimo caráter e sem ética, fazendo esse tipo de papel com aqueles que queremos ajudar a ser gente?

Fiquei indignada, saí da sala de aula bufando e desabafando com os colegas. Fui apoiada por alguns e por outros já cansados de tanta corrupção, sem esperança alguma, ouvi que aqui no nosso Brasil é tudo assim mesmo. Por que estaria assustada?

Não quero deixar isso somente como um desabafo qualquer e muito menos posso aceitar que as coisas no meu país não funcionam. Eu preciso fazer alguma coisa. E pensei que, nada melhor do que começar com eles, os meus queridos alunos. Dei um tempo nas atividades relacionadas a minha disciplina e resolvi trabalhar ética, o que é ser certo e o que é errado, responsabilidade, deveres, etc. Pode ser que eles não aprendam o verbo to be, mas tenho certeza que conseguirei atingir um grande número de adolescentes em formação a saber distinguir o certo do errado, e isso já me basta.

Pois é, deixo aqui o meu protesto com esse desabafo maravilhoso de Elisa Lucinda. Assim como Elisa, minha esperança é imortal.

SÓ DE SACANAGEM - Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!