sábado, 21 de novembro de 2009

Caridade e Amor

Qual seria o melhor sentido das palavras caridade e amor? Segundo o Livro dos Espíritos, caridade é benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

Esta semana aconteceu um episódio na minha escola que me deixou muito chocada. Tocou o sinal para o intervalo e desci como de costume com minha amiga Joana. Temos o hábito de chegarmos na sala dos professores e irmos ao banheiro para lavarmos as mãos e aproveitamos para colocar as fofocas em dia. Ao lado do banheiro fica a sala da nossa diretora e do lado de fora um banquinho, onde geralmente sentam as pessoas que precisam conversar com ela, geralmente alunos ou pais.

Fiquei assustada quando vi que uma de nossas alunas estava chorando enlouquecidamente e várias amiguinhas ao redor dela. Falei para a Joana e fomos até a menina para saber o que estava acontecendo. Não conseguíamos que a menina falasse alguma coisa. Ela estava completamente descontrolada, arranhando seu rosto, batendo as mãos no peito, olhos fechados e inchados de tanto chorar.

A princípio pensamos que a menina poderia estar sentindo dor ou alguma coisa parecida. Ficamos ao lado dela e perguntamos as coleguinhas se a escola já havia chamado a família e/ou o resgate. A resposta foi que não haviam encontrado ninguém em casa e que a nossa aluna estava daquele jeito há mais ou menos duas horas e nada havia sido feito.

Eu e Joana ficamos desesperadas, não sabíamos o que fazer. Enquanto ela tentava acalmar a menina, o que era quase impossível, eu fiquei feito barata tonta perguntando a um ou a outro se já haviam ligado para alguém vir buscá-la.

O que mais me chocou foi o que ouvi dos meus colegas de trabalho. De um eu ouvi que, a escola não poderia chamar o resgate, pois todas as vezes que eles vinham socorrer alguém na escola, eles davam broncas nos funcionários. Vi também colegas passando como se nada estivesse acontecendo. Como se a menina e nada fossem a mesma coisa. E de uma pessoa muito querida, eu ouvi que não ia chamar resgate algum, pois a menina estava com chilique, era frescura. Que uma hora estava boa e na outra fazendo aquela palhaçada. Também ouvi: "Se o Resgate chegar na escola e não tiver ninguém para acompanhar a menina, você vai? Porque eu não vou!"

O que mais me entristece é que não foi a primeira vez que vi a minha escola demorar tanto tempo pra servir ao próximo.

Se amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito, por que não o fazemos?

Não quero de forma alguma julgar alguém. Eu também sou ser humano cheio de defeitos e erros. Entendo que não é fácil estar na escola. São tantos problemas, tantas responsabilidades, porém não devemos esquecer que somos humanos. Não custa nada ajudarmos. Essa semana foi o dia da nossa aluna, amanhã pode ser o nosso. Pode ser que precisemos das mãos de alguém. Pensemos nisso.

Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente.
É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos,
amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre,
entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes,
porque, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela,
a benefício do mundo inteiro.

(Emmanuel / Francisco Cândido (Chico) Xavier)
Livro "Viajor"




3 comentários:

  1. Hoje preocupar-se com o outro é algo que exige coragem.
    Temos medo de nos mostrar.
    De demonstrar afeto.
    De tomar partido.
    Mas existem pessoas que ainda assim insistem, em não achar isso normal.
    Que tem o afeto no olhar,
    e o coração nas mãos.

    Pessoas assim dão sentido a vida.

    Fica em paz.

    ResponderExcluir
  2. Passei para agradecer a lembrança mesmo nestes momentos de correria.
    Assim vamos construindo uma teia de amizade que será a semente de novos valores nos quais sempre acreditamos.

    Esta semana publiquei no blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com
    um texto que gosto muito, e para mim uma celebração a nós que ensinamos.

    No outro blog
    www.semvoceeunaoseria.blogspot.com
    há um texto de agradecimento a quem nos torna melhor pela força do amor.

    Espero novamente a sua visita.

    Semana de sonhos para ti.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga.

    Obrigado por cada palavra dividida em 2009. Pelas visitas e pelas lembranças.

    Que neste ano de 2010, você possa ser o melhor presente na vida de alguém, dividindo o encanto da vida na construção do belo, do bem, do melhor do mundo.

    ResponderExcluir