segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quando a profissão te escolhe

E já se passaram quase 20 anos... E eu que sempre dizia: estudar magistério? Nem enlouquecendo. Ser professora? Sala de aula? Alunos? Tá louca?
E aqui estou eu, contando minha experiência com a profissão que me escolheu.
É natural que quando terminamos o Ensino Médio, temos mais ou menos nas nossas cabecinhas a idéia do que queremos fazer das nossas vidas profissionais, ou não. Eu não sabia o que eu queria, a única coisa que eu tinha certeza que eu não queria pra mim era ser professora. Morava numa cidade pequena, interior do Rio de Janeiro e todas as minhas amigas fizeram o curso de Magistério e ao mesmo tempo o Segundo Grau ou Ensino Médio. Eu não, eu era diferente, será? A única faculdade na época ficava em Cabo Frio e só oferecia os cursos de Licenciatura, e fazer um curso desses era a morte pra mim. Sonhava em ser Psicóloga... Enquanto minhas amigas faziam faculdade, eu resolvi estudar Inglês, privilégio para poucos naquela época. Desde o primeiro dia de aula, eu me vi no lugar da Teacher. Era como se a língua inglesa fosse como o sangue que corre nas minhas veias. Inexplicável como eu me sentia. Mas eu pensava: "Ah! Ser TEACHER é legal, é diferente de ser professora rsrsrsrs...
Voltamos para nossa terra no final do ano e eu comecei a pensar: "O que eu vou fazer da minha vida" "Ah! Vou procurar um emprego... tenhos três cursos de datilografia, um curso de secretária e um de arquivo feitos no SENAC. Vou ser secretária." E assim foi, trabalhei em um consultório médico, em um empresa de construção civil, mas estar entre papéis, máquina de escrever e telefone não me satisfazia. Foi quando um grande amigo me fez o convite para dar aulas de inglês em uma escola, visto que eu me destacava como aluna no curso que eu fazia. E eu lembro como se fosse hoje... A primeira aula foi uma loucura, aquelas crianças todas, era troca da aula de artes, me sujaram todinha de tinta. Fiquei P....... Mas elas me transmitiam algo que em nenhum outro lugar eu conseguia sentir enquanto trabalhava. Elas me abraçavam, beijavam, me enchiam de bilhetinhos, sem contar aqueles olhinhos lindos, puros de criança. A profissão PROFESSORA havia me escolhido. Engraçado que nunca imaginei na minha vida que pudesse ter esta profissão, mas eu sou professora com muito orgulho e estar com as "crianças" é simplesmente um presente maravilhoso para a qual eu fui a escolhida.
Parece loucura! Professor ganha mal! Poderia fazer tantas coisas com o meu inglês! Mas com certeza, loucura seria se eu não estivesse com eles, as minhas "criancinhas"... mesmo não estando mais com os pequeninos de 3, 4 ou 6 aninhos... Os meu queridos são adolescentes e adultos, os quais eu procuro orientar, trocar idéias, dividir o que eu sei e ainda aprender o que eu não sei. Não é fácil ser professor, acredito que eu seja um pouco mãe, psicóloga, irmã, amiga, a chaaata rs Hoje quase 20 anos depois, eu posso dizer com certeza e batendo a mão no peito: EU SOU PROFESSORA. rsrs

3 comentários:

  1. Amiga estou adorando o seu blog!!!!
    Incrível como vc sabe descrever com belas e verdadeiras palavras o que é ser professor!!!!!
    Um bjo gde.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Patrícia. Esse blog é nosso. Você também poderá escrever. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi, gostei de ver o seu blog sobre todas as dores e delícias da profissão que abraçou. Principalmente porque resolveu escrever, coisa que sempre admirei em você, o seu cuidado com o nosso tão aviltado português. Você é sem dúvida uma abnegada e logo colherá os frutos e o reconhecimento por essa delicação e delicadeza. Felicito-a pelos pequenos que tiveram a oportunidade de conviver com tudo isso que transmite, um exemplo de vida.

    ResponderExcluir