sábado, 22 de agosto de 2009

Tia Cristina





Lembro como se fosse hoje. Ela, tão linda, parecia a Cristina Mullins da primeira versão da novela Paraíso. Chegava com sua bolsa de palha toda enfeitada e dentro podíamos ver todos os seus diários muito bem cuidados e encapados. Poderia falar de inúmeros e maravilhosos professores que tive durante toda a minha vida. Todos tem seu lugar cativo no meu coração, mas sinto uma grande necessidade de falar da minha querida e amada e saudosa "Tia Cristina". A minha maior felicidade foi poder ter Tia Cristina não somente como professora mas também uma grande amiga. Estava com 9 ou 10 anos de idade quando tive a honra de tê-la como minha professora pela primeira vez. Tia Cristina tinha todas as qualidades que procuramos encontrar em um professor. Primeiro que ela era linda rs Tinha uma luz que irradiava os nossos corações. Segundo, que ela tinha letra de professora rs Durante anos eu tentei imitar a letra da Tia Cristina. E terceiro que, embora ela fosse professora e sempre tivesse que manter a ordem na sala de aula, ela era extremamente carinhosa conosco. Com Tia Cristina aprendi como usar s, ss, z, x ... Enfim, foi com ela que aprendi as regras da Língua Portuguesa. A minha felicidade foi tão grande naquele ano de 1900 e bolinhas que resolvi, no final do ano, fazer um cartãozinho de Natal para a Tia. Lembro que desenhei um sino num pedaço de cartolina e coloquei muitas purpurinas e escrevi. "Tia Cristina. Que a paz de Jesus esteja sempre com você. Um beijo da sua aluninha que te ama. Viviane" Passei um ano sem ter aulas com ela e quando fui para a quinta série, qual foi minha surpresa quando descobri que ela seria nossa professora novamente, e durante mais quatro anos tive a eterna Tia Cristina ao meu lado. Anos mais tarde e estava no segundo ano do Ensino Médio e não tinha mais aulas com Tia Cristina, mas ela, organizando como sempre as festas da Rainha da Primavera da escola, me convidou para desfilar, e o mais engraçado é que durante anos, ela sempre ensaiava as meninas do mesmo jeitinho... só foi a Viviane entrar desfilando com seu jeito meninote que Tia Cristina decidiu mudar e pediu para as meninas: façam como a Viviane rsrsrs No ano seguinte em 1997 eu e mais 9 colegas fomos convidadas por Tia Cristina, para que no dia do desfile da Rainha da Primavera, fizéssemos um desfile de moda, a fim de incrementar a festa que já era tão esperada no Colégio Almirante Barroso, na cidade de São Pedro D'Aldeia, no Rio de Janeiro, lá onde eu cresci, onde o Judas perdeu as botas, ou, onde o vento faz a curva rsrs O noivo de Tia Cristina trouxe uma modelo do Rio para nos ensinar a desfilar, íamos de loja em loja na cidade de Cabo Frio provando roupas e acessórios e vivíamos na casa da Tia Cristina nos fins de semana. Tia Cristina morava em uma casa de fazenda, onde ainda tinha alguns cavalos, porquinhos, etc. Lembro que ela me chamou no cantinho e me levou até o seu quarto. Andamos naquele corredor comprido de tábua corrida e eu lembro ainda do barulho que meus sapatos faziam e Tia Cristina disse baixinho:"- Engraçado, que você ainda me chama de Tia, não é Viviane?" E eu disse: "- Pois é, só assim que consigo te chamar". E ela pegou um bauzinho e perguntou se eu lembrava do cartão que eu havia feito pra ela quando tinha 10 anos de idade e disse que ainda o tinha e estava guardadinho. Aquilo me emocionou demais! Naquele época eu tinha 17 ou 18 anos, não me lembro muito bem, mas já era uma moça. Os anos se passaram e eu nunca deixei de lembrar da minha Tia querida! Há 3 ou 2 anos atrás, eu comecei a pensar forte nela e resolvi perguntar para uma amiga de infância se sabia da Tia Cristina, e ela me disse que ela estava nos seus últimos dias com cancêr no hospital. Dois dias após a nossa conversa, a Tia Cristina faleceu. Resolvi falar hoje da Tia Cristina porque, na noite passada eu sonhei com ela. É comum eu sonhar com pessoas desencarnadas, mesmo quando não são da minha família. Tia Cristina, estava linda como sempre foi. Estava em uma sala de aula pequena mas muito, muito simples. Ela sentava na cadeira do professor e eu sentava na primeira carteira na sua frente. Só estavámos eu e ela, e ela dizia: "-Estou muito, muito feliz porque você seguiu a mesma carreira que eu. É uma professora!" e eu dizia: "- Desejo muito poder ser para meus alunos o que você foi e ainda é para mim". E eu acordei. Não entendi o porque do sonho no momento que eu acordei. Passei o dia inteiro pensando, e agora as 2 e 30 da manhã de domingo eu resolvi contar um pouquinho dessa passagem na minha vida e mesmo sabendo ser impossível mudar o mundo, acredito que possa ser em um futuro próximo, exemplo para os meus alunos.

"... Não precisava não acenar. Muita felicidade é um rio que vai. O rio que vai, o rio que vai me levar, não passa na sua cidade. O paraíso, o paraíso começa, é só começar um sorriso..."


3 comentários:

  1. Nossa, que lindo depoimennto!!!
    Acredito que todos nós já tivemos ou ainda terá uma "Tia Cristina" na vida, que vale a pena ser lembrada!!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo Vivi!!!!!!!!! Aliás, vc caprichou no Blog hein?????? Vc conseguiu passar muita emoção, que, com certeza, viveu no sonho...Que a eterna "tia" esteja em paz!!!! BJS!!!!DRICA

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei muito emocionada com esse texto,vc me fez voltar no tempo.
    Com certeza vc tb é uma professora muito especial
    Um beijo muito carinhoso minha amiga

    Paty Costa

    ResponderExcluir