sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Inversão de papéis


O que é a escola? Qual é o seu papel perante a sociedade? Educar. Educar no sentido de preparar os nossos jovens para a vida, seja ela profissional ou social. A escola tem o papel não somente de transmissão de conhecimentos como também desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, relacionamento dentro da sociedade, ou seja, a escola participa ativamente na formação da identidade individual de cada um, ampliando conceitos transmitidos pela família. E qual o papel dos pais? Educar. Cabe aos pais proporcionar aos filhos a educação dentro do contexto familiar, transmitindo-lhes conceitos e valores. Infelizmente o que vemos nas escola é uma inversão de papéis. Os pais atribuem aos educadores a educação total dos seus filhos. É muita responsabilidade para um profissional só. Passei por dois momentos que me chocaram esta semana. Um deles foi uma mãe que foi na nossa escola falar sobre a filha. Queixou-se do seu péssimo comportamento em casa, contou todos os problemas que está enfrentando com os filhos, falou dos problemas de depressão do seu marido para poder chegar no que realmente a atormentava: sua filha, nossa aluna, do 2º ano do Ensino Médio. Conclusão: reclamações total acerca da filha. Atitudes e comportamentos que deixam a desejar dentro da sua própria casa. E eu me pergunto: O que nós temos com isso? Já tenho tantos problemas com meu filho caçula que, com apenas 7 anos, também me dá trabalho na escola. Levo o menino todas as semanas na psicopedagoga, passo todas as tardes lendo e fazendo atividades com ele e no meu papel como mãe, bolo mil maneiras de impor-lhe limites. Mesmo assim, me senti na obrigação de tentar ajudar de alguma forma aquela mãe. Lembro das palavras da minha colega de trabalho: "Eu não tenho nada com isso, cada um com seus problemas, coloca a menina pra trabalhar que resolve. Que mãe besta!". Pois é, seria muito fácil pensar assim, é fácil quando ainda não se é mãe. Minha colega não está errada, mas ainda acredito que possamos fazer alguma coisa. Um grande amigo meu, em uma de suas maravilhosas palestras, nos disse: "Devemos prestar mais atenção no que viemos fazer aqui. Professores, políticos, artistas, todos esses profissionais tem o dom da palavra e devemos usá-la para o bem." E assim eu fiz e faço. Elevo os meus pensamentos e peço ajuda para que saia da minha boca palavras que façam a diferença. Está tudo muito misturado nesse mundo! Até eu fico confusa com essa inversão de papéis, mas foi essa a profissão que escolhi, ou melhor, que foi escolhida pra mim, portanto, vamos lá. Força na peruca rsrs e mãos a obra. Ê coisinha difícil!

Um comentário:

  1. VIVI, ésta sua paixão por ensinar, só me deixa mais orgulhoso de vc.
    Te amo.

    ResponderExcluir